sábado, 27 de fevereiro de 2016

Alerta Mundial :Europa Registra Transmisão Sexual do ZikaVírus [ França/Eua/China ]



Primeiro caso de transmissão sexual da Europa vírus Zika foi gravada na França, onde uma mulher foi infectado depois que seu parceiro voltou do Brasil.
ministro da França para os assuntos sociais, a saúde e os direitos das mulheres, Marisol Touraine, disse que a mulher não estava grávida, portanto, com baixo risco de complicações, e estava se recuperando bem.
Especialistas acreditam que os bebés nascidos de mães infectadas com Zika durante a gravidez são suscetíveis a microcefalia, uma condição congênita que causa anormalmente cabeças pequenas e dificulta o desenvolvimento do cérebro.


 
Touraine, que estava em uma visita a Guiana Francesa, disse que o caso foi registrado na área de Paris. "Ela mostrou sinais clássicos da doença", disse um funcionário. "Ela não foi hospitalizado e está fazendo bem."
O Mundial de Saúde Organização (OMS) diz que até 46 países relataram algum nível de evidência de infecção Zika e que 130 países são o lar de o mosquito Aedes aegypti que carrega o vírus, ou seja, a eventual propagação da doença


Dinamarca, Alemanha e Grã-Bretanha têm todos os casos notificados da doença de turistas que retornam de áreas afetadas. vírus Zika não é considerada uma doença de notificação pela UE e por isso os países não são obrigados a comunicar os casos para o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, assim que a precisão dos relatórios de casos é variável.
 




No entanto, a OMS advertiu no início deste mês que as nações europeias devem se preparar para a possibilidade de que a doença vai se espalhar nos meses mais quentes.


"Cada país europeu em que mosquitos Aedes estão presentes pode estar em risco para a propagação do vírus da doença Zika," chefe da OMS Europa Zsuzsanna Jakab disse há duas semanas. "Com o início da primavera e no verão, o risco de que o vírus vai se espalhar Zika aumenta."
 
O mosquito que transmite o vírus não é encontrado no Reino Unido, e Saúde Pública da Inglaterra disse que, se uma pessoa adquire Zika no exterior e fica doente em seu retorno à Grã-Bretanha, qualquer risco de saúde pública para a população em geral é insignificante.
 
Um total de oito casos foi diagnosticada em viajantes do Reino Unido desde 2014, os turistas que viajam de países como Barbados, Colômbia, Venezuela, Guiana e México. Quase todos os casos de Zika são adquiridos através de picadas de mosquito, e só um pequeno número de casos foram registrados como sexualmente transmissível.


Brasil foi o país mais atingido, com 1,5 milhões de casos de transmissão Zika ativa.
Atualmente, não há cura ou vacina contra Zika ea maioria das pessoas infectadas não apresentam sintomas. Para quem não se sentir bem, sintomas típicos incluem febre, dor nas articulações, olhos vermelhos ou conjuntivite, dores de cabeça e às vezes uma erupção cutânea



 Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que está “preocupada” com o registro de uma transmissão do zika vírus por relações sexuais. Nesta terça-feira, 2, no Texas, as autoridades americanas confirmaram a descoberta que um dos pacientes em Dallas teria “provavelmente sido infectado por contato sexual”.  
O paciente não teria viajado para regiões com o mosquito e, ainda assim, desenvolveu a doença. Agora, além de evitar as picadas do Aedes aegypti, as autoridades americanas alertam para que se evite contato com “sêmen de alguém que tenha sido exposto ao zika”.

“Estamos preocupados sobre o informe apontando para transmissão sexual, já que esse seria o segundo caso em que uma pessoa adquiriria o vírus por esse meio”, indicou a OMS.
Outro caso em 2014 na Polinésia Francesa também mostrou a contaminação por contato sexual.
“Precisamos de mais pesquisas para entender isso e possíveis outras formas de transmissão não relacionadas com o mosquito”, indicou a OMS. “É exatamente por esse motivo que o comitê de emergência foi convocado”, explicou a entidade.

Um grupo de cientistas vai agora apurar o caso registrado nos Estados Unidos e tentar identificar como o vírus de fato trabalha. O registro foi confirmado pelo Centro de Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês), em Washington.
A Cruz Vermelha Americana ainda apelou para que pessoas retornando de áreas afetadas pelo mosquito sejam impedidas de doar sangue por 28 dias.  *Folhapress
BC

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário