sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Vírus Zica Fora de Controle : Sequencia de Mortes Por Síndrome de Guill...


Homem morre após complicações neurológicas causadas por vírus
 Caso do recepcionista Artur da Silva é 2º registrado no HR esta semana.

A síndrome de Guillain-Barré (SGB) ou síndrome de Guillain-Barré-Strohl ou, ainda, polirradiculoneurite aguda é uma doença desmielinizante caracterizada por uma inflamação aguda, com perda da mielina (membrana de lipídeos e proteína que envolve os nervos e facilita a transmissão do estímulo nervoso) dos nervos periféricos e, às vezes, de raízes nervosas aproximas e de nervos cranianos (nervos que emergem do tronco cerebral e suprem funções específicas da cabeça, da região do pescoço e das vísceras). Em 2015, surgiu a suspeita de que o vírus Zika possa desencadear a síndrome de Guillain-Barré em pacientes com prévia propensão à doença
Histórico

Em 1859, o médico francês Jean B. O. Landry descreveu um distúrbio dos nervos periféricos que paralisava os membros, o pescoço e os músculos respiratórios.

 Em 1916, três médicos parisienses: Georges Guillain, Jean Alexandre Barré e André Strohl, demonstraram a anormalidade característica do aumento das proteínas com celularidade normal, que ocorria no liquor dos pacientes acometidos pela doença.

Desde então, vários investigadores se interessaram pela síndrome, colhendo informações adicionais sobre o distúrbio, e demonstrando que outros músculos, além do grupo muscular dos membros e da respiração, poderiam ser afetados, como os da deglutição, os do trato urinário, do próprio coração e dos olhos.
Causa

A síndrome de Guillain Barré tem caráter autoimune. O indivíduo produz auto-anticorpos contra sua própria mielina.

Então os nervos acometidos não podem transmitir os sinais que vêm do sistema nervoso central com eficiência, levando a uma perda da habilidade de grupos musculares de responderem aos comandos cerebrais.

 O cérebro também recebe menos sinais sensitivos do corpo, resultando em inabilidade para sentir o contato com a pele, dor ou calor.

Em muitas pessoas o início da doença é precedido por infecção de vias respiratórias altas, de gastroenterite aguda (por campylobacter) e antecedentes de infecções agudas por uma série de vírus tais como: Epstein Barr, Citomegalovírus, HTLV-1, Vírus da imunodeficiência humana, e diversos vírus respiratórios têm sido descritos.

 Em 2010, uma pesquisa realizada pela UFRJ, constatou que o vírus da Dengue pode ser um dos causadores (visto que 1-4% das pessoas com dengue desenvolveram a síndrome)


Documento cita suspeita da Síndrome de Guillain-Barré como provável causa.

Mais um paciente morreu no Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife, em decorrência de complicações neurológicas após uma virose.

O recepcionista Artur da Silva, 33 anos, morador de Camaragibe, passou dez dias internado na unidade de saúde e faleceu na terça-feira (23), às 10h.

 Um documento do HR, obtido pela reportagem, cita que o paciente tinha suspeita de Síndrome de Guillain-Barré, mas ainda não há confirmação.

O enterro aconteceu na tarde desta quarta, no Cemitério de Camaragibe, no Grande Recife. [Veja vídeo acima]

Essa foi a segunda morte registrada nesta semana no Hospital da Restauração. Na madrugada de domingo (21), uma mulher morreu no HR após uma arbovirose evoluir para problemas neurológicos.

Ana Paula do Carmo Pereira da Silva, 27, era supervisora de atendimento de um hotel no Cabo de Santo Agostinho.



e-book free
https://books.google.com.br/books?id=...

Nenhum comentário:

Postar um comentário